Sessão Ordinária – 04/04/2022
ATA Nº. 011/22
Aos quatro dias do mês de abril de dois mil e vinte e dois, às dez horas, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal, para realizar a Sessão ordinária. Com a presença de todos os vereadores, o senhor Presidente Ver. Josil Morais, deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando aos presentes.
Espaço do Pequeno Expediente:
Em inicial a secretaria fez a leitura das correspondências recebidas da semana. Após a assessora jurídica fez a leitura dos Projetos de Lei nº. 023, 024/22, e do Projeto de Decreto Legislativo nº. 01/22 os quais foram apresentados em plenário.
Espaço do Grande Expediente:
1 – Indicação do Ver. Roberto Carlos Martins, da bancada do Progressista, o qual comentou sobre o Programa Pavimenta RS do Governo do Estado, com recursos aos Municípios gaúchos que aderiram ao programa, onde fomos comtemplados com recursos para o capeamento asfáltico da Av Borges do Canto, um sonho de toda a comunidade Ibirapuitense, fez agradecimentos a todos do Poder Executivo que se empenharam, e a comunidade pelas de carinho e agradecimentos a obra, hoje quase finalizada. Também se manifestou referente ao oficio recebido do Presidente do Hospital Frei Clemente de Soledade, colocou-se indignado com as palavras expostas a Casa Legislativa, a manifestação de alguns Vereadores, pois estamos analisando o projeto, direito do Edil, e também de manifestar o anseio da comunidade, não entendo o motivo de tal exposição da instituição de saúde, não aceitar talvez críticas construtivas, para um melhor andamento.
2 – Indicação do Ver. Fermino Antônio Gomes da bancada do MDB, o qual somou-se as colocações do colega Roberto, parabenizando a comunidade pela obra de grande relevância na Avenida Borges do Canto. Na sequência manifestou-se sobre outras obras que serão iniciadas, citou a pavimentação asfáltica da Rua Cristiano Dasth, trecho faltante. Manifestou-se sobre emendas parlamentares do deputado Marcio Biolchi, para nosso Município, anunciadas na semana anterior.
3 – Indicação do Ver. Luiz Carlos Finatto da bancada do Progressista, o qual solicitou moção de agradecimentos ao Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela adesão de nosso Município ao programa Pavimenta RS, onde fomos contempladas com os valores para o capeamento asfalto da Avenida Borges do Canto, obra em andamento já, um sonho para toda a comunidade Ibirapuitense. Ainda solicitou moção de agradecimentos ao Dr. Verno e a Dra. Andy pelos relevantes trabalhos prestados quando passaram pela Assessoria Jurídica de nossa Casa Legislativa. Comentou novamente sobre a importância de ser instalado uma pequena rotula no entroncamento da Avenida Borges do canto, com a VRS 810. Quanto ao convenio do Município com o Hospital Frei Clemente, colocou que jamais algum vereador se manifestou contrário, apenas surgiram dúvidas e colocado sobre alguns questionamentos da comunidade em relação ao atendimento de alguns profissionais.
Em Ordem do Dia:
1 – Projeto de lei nº. 030/22 o qual autoriza a realizar o repasse financeiro ao Conselho de Segurança Pública Pro-Comunitário – CONSEPRO, e dá outras providencias, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.
Espaço das Explicações Pessoais:
1 – O Ver. Presidente retornou a palavra sobre os ofícios recebidos do Presidente do Hospital Frei Clemente, enviados ao Poder Executivo e Legislativo.
2 – O Ver. Roberto também se manifestou novamente em relação aos ofícios recebidos. Ainda solicitou o veículo da Câmara no decorre da semana, para viajem a Soledade no Poder Legislativo, referente a projetos de lei.
3 – O Ver. José Vantuir comentou que ficou acertado verbalmente com a Sec. Da Administração na reunião das comissões da semana anterior, que a mesma no decorrer da semana lhe enviaria documentos referentes as cestas básicas recebidas através da defesa civil aos produtores rurais, onde ressalta que mais uma vez não foi atendido. Lamentou a fala do Sec. De Obras, em entrevistas em rede social na semana anterior, onde refere-se a obra do capeamento asfáltico da Avenida Borges do Canto ao Deputado Busato e Franciscon, e em nenhum momento ao Governo do Estado Do RS, de onde realmente vieram os recursos através do Programa pavimenta RS.