A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site

Ouvidoria

Carta de Serviços (clique aqui)

A Ouvidoria é um espaço onde o cidadão pode manifestar suas críticas quanto aos serviços prestados, como também dar sugestões, pedir informações ou reclamar de algum serviço. Neste caso, o Ouvidor assume um papel de mediador entre o cidadão e a instituição, a fim de solucionar o problema sem que haja danos para ambas as partes.

Qual o objetivo?

O objetivo de uma ouvidoria é, a partir da manifestação do cidadão, melhorar a qualidade do atendimento de forma que a população possa se sentir satisfeita com os serviços oferecidos e ter suas necessidades atendidas.

Para que serve?

  • Assegurar os direitos do cidadão;
  • Responder com clareza a todas as informações solicitadas;
  • Orientar como proceder para solucionar o problema, se não puder atender à solicitação;
  • A partir das manifestações do público, melhorar a qualidade do atendimento.

Em busca da excelência no atendimento à comunidade foi criada a Ouvidoria, canal direto e de livre acesso para críticas, reclamações, sugestões, elogios e denúncias relativas às ações e serviços em geral.

A participação de cada cidadão no acompanhamento, na avaliação e na fiscalização é fundamental para o aperfeiçoamento das ações.

Sobre a identificação do Cidadão

Como usar

Tipos de representações que a Ouvidoria pode receber:

  • Elogios
  • Sugestões
  • Reclamações
  • Denúncias
  • Comentários
  • Crítica

Como enviar sua representação:

  • Por e-mail: utilize o formulário acima
  • Por Tel/Fax: (54) 3380-1135 / (54) 99101 4393
  • Por carta, escreva para:

    Câmara Municipal de ibirapuitã – Ouvidoria
    Rua Jorge Simão Dipp, 213 – Centro
    CEP 99320-000 – Ibirapuitâ – RS

A identificação é obrigatória?

Não. É opcional. Contudo, se você optar pelo anonimato, a Ouvidoria não poderá informá-lo acerca do resultado de sua representação. Caso queira identificar-se e manifestar o interesse de que sua identidade seja resguardada, a Ouvidoria assume o compromisso de mantê-la em sigilo.

E no caso de denúncias?

Nos casos que envolvem apuração e investigação, não basta ligar ou enviar uma mensagem e fazer a denúncia. A Ouvidoria precisa de um relato completo do assunto, documentos comprobatórios, bem como tudo o que possa servir como subsídio para viabilizar o encaminhamento da solução. Recomendamos que o cidadão oficialize a denúncia, por escrito ou gravação e com seus dados pessoais de identificação (a denúncia pode ser anônima, caso o cidadão não queira identificar-se).

Existe um modelo para correspondência (carta ou fax)?

Não. Você pode escrever da forma como achar melhor, mas é fundamental que as informações sejam precisas e completas para a agilização do encaminhamento a ser dado à questão.

Quanto tempo devo esperar para obter uma resposta?

Procuramos agir o mais rápido possível. Algumas questões poderão demandar um tempo maior para resposta, especialmente quando houver necessidade de encaminhamento para outras áreas, instituições ou esferas de governo. Entretanto, garantimos que enquanto não houver resposta para o cidadão, a Ouvidoria estará acompanhando o caso.

Ibirapuitã
Rua Jorge Simão Dipp, 213 - CEP: 99320-000
Telefone: (54) 3380-1135
E-mail: cmv@camaraibirapuita.rs.gov.br
Expediente:
7:30 às 11:30 e 13:00 às 17:00