Sessão Ordinária – 16/11/2021
ATA Nº. 037/21
Aos dezesseis dias do mês de novembro de dois mil e vinte e um, às dez horas, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal, para realizar a Sessão ordinária. Com a presença de todos os vereadores o Sr. Presidente deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando aos presentes.
Espaço do Pequeno Expediente:
Em inicial a secretária fez a leitura dos projetos de lei nº. 068, 069, 070, 071, 072, 073, 074, 075, 076, 077, 078, 079, 080 e 081/21, e o projeto de lei nº. 04/21 (autoria do Ver. Josil Morais) os quais foram apresentados em plenário.
Espaço do Grande Expediente:
1 – Indicação do Ver. Josil Morais da bancada do MDB, o qual sugeriu ao Poder Executivo estudos da possibilidade do Município adquirir uma área e disponibilizar as famílias que se enquadram no Programa de Habilitação Verde e Amarelo, assim proporcionando a muitas famílias o sonho da casa própria. O Ver. Fermino sugeriu criar o Departamento de Habitação junto a administração para posterior dar andamento a este programa.
2 – Indicação do ver. Luiz Carlos Finatto da bancada do Progressista, o qual sugeriu ao Poder Executivo estudos da possibilidade de deixar aberto o parque infantil na praça central até as 22 horas todos os dias, assim possibilitando as famílias que trabalham duramente o dia trazer seus filhos para uma hora de lazer, como também solicitou o corte dos galhos secos dos coqueiros da lateral do parque.
3 – Indicação do Ver. Roberto Carlos Martins da bancada do Progressista, o qual manifestou-se sobre os trabalhos com as maquinas pesadas da secretaria de obras, como também, a manutenção de cada máquina, onde sugeriu ao Poder Executivo estudos das possibilidades de terceirizar estes trabalhos em um futuro próximo. Comentou sobre o Programa do REFIS – junto a Secretaria da Fazenda, que as pessoas que possuem débitos junto a Prefeitura que procurem regularizar, para evitar ajuizamento judicial.
Em Explicação Pessoal:
1 – Josil solicitou ao Departamento de Transite seja feito a pintura das faixas de pedestres na cidade.
2 – O Ver. Jose Vantuir solicitou informações referente ao contrato de motorista para suprir a vaga do servidor Luiz Herdina, se houve está contratação ou não. Fez agradecimentos ao Sr. Prefeito pelos trabalhos realizados nas estradas da comunidade de Santos Vaz, também de acesso a sua propriedade. Novamente frisou as péssimas condições que se encontra a Rua Antônio Sila Muniz, trecho entre a Rua sete de Setembro e a Rua Teodoro Manuel dos Santos, e também a rua em frente a residência da Sra. Camila Klar.
3 – O Ver. Juberlan também se manifestou sobre as ruas mencionadas pelo colega José Vantuir, onde é necessário ser estudado meios para solucionar o problema existente. Manifestou-se em relação a desvalorização da classe funcional, que o Poder Executivo tenha bons olhos quanto ao reajuste salarial na data base de janeiro de 2022. Ainda solicitou sobre a convocação do Poder Executivo referente ao cemitério municipal, sendo está para a próxima segunda feira.
4 – O Ver. Roberto convidou a todos os colegas para junto ao chefe do Poder Executivo buscar soluções para a classe funcional, sua valorização e a revisão salarial.
5 – O Ver. Tarcísio sugeriu convidar o Empresário Adriano Dapper e convocar o Sec. De Obras, para junto em reunião das comissões ser colocado na casa sobre o novo acesso que está sendo construído ate a sua empresa junto a VRS 810.