23 de junho de 2022 as 11:08 / Geral

Sessão Ordinária – 20/06/2022

Aos vinte   dias do mês   de junho  de dois mil e vinte e dois, às dez  horas da manhã, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal Flávio Joanaro Machado, para realizar a Sessão ordinária. Com a presença de todos vereadores, o senhor Presidente    Ver. Josil Morais, deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando a todos os  presentes.

Espaço do Grande Expediente:

1 – Indicação do Ver. Josil Morais, da bancada do MDB, o qual  solicitou ao Sr. Prefeito Municipal estudos  na possibilidade do Município adquirir  uma área industrial, para colocar a disposição de empresas interessadas em se instalar em nosso Município.  Onde já convidou a todos para reunião hoje as 13.30hs, na câmara de Vereadores,  com proprietário de empresa  que tem interesse em se instalar no Município, gerando empregos a nossos munícipes. Ainda sugeriu ao Poder executivo criar o “SINE Municipal” junto  a administração, onde os interessados  fazem protocolo com currículo  e o comercio local  e outros quando haver necessidade faz a pesquisa.

2 – Indicação do Ver. Juberlan Giongo da bancada do PL, o qual  parabenizou ao PL Municipal pelas emendas parlamentares  conquistadas para nosso Município, através dos Deputados Paparico e Cherini. Ainda através das pessoas envolvidos na causa animal, convidou a todos para reunião no dia 24 de junho as 15hs, na câmara municipal. Manifestou-se  sobre o Programa criado pelo Governo do Estado “Bolsa Juventude Rural”, que os jovens entre 15 e 29 anos podem se cadastrar para  participar do programa, incentivando a permanência  das famílias do meio rural.

3 –Indicação do Ver. Luiz Carlos Finatto da bancada do Partido Progressista, o qual  somou-se as colocações do colega Josil na instalação de novas empresas em nosso município. Agradeceu ao Sr. Hélio Micheletto  pela sugestão da criação do SINE Municipal.  Manifestou-se  sobre o incentivo na construção do calçamento comunitário no Município. Fez amplo comentário sobre os valores  abusivos do combustível. Comentou sobre as emendas parlamentares  através de Deputados  ou Ministérios para o Município.

4 – Indicação do ver. Roberto Carlos Martins da bancada do Partido Progressista,  o qual solicitou moção parabenizando pelo seu aniversário  a Verª. Comandante Nádia do Município de Porto Alegre,  futuro candidata  ao Senado Federal pelo Partido Progressista, um exemplo de mulher a ser seguido. Ainda lamentou o voto dos Deputados contrário a redução da alíquota do ICMS do combustível.  Colocou que durante esta semana irá fazer um estudo detalhado sobre todos os gastos mensal da Prefeitura Municipal com energia elétrica, de todos os prédios, vindo apresentar na próxima sessão o resultando, sugerindo estudos do Poder Executivo na instalação da energia solar  na totalidade dos prédios públicos.

Em Ordem Do Dia:

1 – Projeto de lei Nº. 050/22  o qual dispõe sobre as atividades insalubres e periculosas para efeito de pagamento de adicional, e dá outras providências, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade.

Espaço das Explicações Pessoais:

1 – O Ver. Luiz Carlos  parabenizou a bancada do PL pelas emendas conquistadas ao Município, como também as demais bancadas,  onde cada eleitor deveria avaliar seu candidato pelo trabalho feito e não por apadrinhamento de emendas parlamentares destinadas.

2 – O Ver. Presidente   sugeriu oficio ao Poder Executivo para este estudar a possibilidade de conceder periculosidade as Conselheiras Tutelares do Município, por unanimidade o plenário aprovou a remessa do oficio.

3 – O Ver. Juberlan reforçou o convite dos envolvidos a causa animal no Município, para importante reunião no dia 24/06,  as 15hs no plenário da câmara. Ainda solicitou oficio ao Poder Executivo sobre o andamento da lei municipal nº. 2.537/2021.