Sessão Ordinária – 29/08/2022
ATA Nº. 030/22
Aos vinte e nove dias do mês de agosto de dois mil e vinte e dois, às dez horas da manhã, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal Flávio Joanaro Machado, para realizar a Sessão Ordinária. Com a presença de todos os vereadores, o senhor Presidente Ver. Josil Morais deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando a todos os presentes.
Espaço do Pequeno Expediente:
Em inicial a Assessora Jurídica fez a leitura das correspondências da semana.
Espaço do grande Expediente:
1 – Indicação do Ver. José Remi Nascimento da bancada do PTB, o qual no decorrer da semana esteve em visita no comercio local, onde todos manifestaram importância a lei municipal já criada, que inibi o comercio ambulante na cidade, lei fundamental para incentivar as comprar no comércio local. Também sobre o E-commerce usado muito por toda a população nos dias atuais, uma pena que o imposto das compras não podem ser revertidos ao Município. Colocou da importância da cedência em comodato de parte do galpão das maquinas da Prefeitura Municipal a instalação da Empresa Serra Nunes, gerando mais empregos a nosso Município. Ainda expos que dará entrada na casa projeto de lei de auxilio aos pequenos produtores rurais, com horas maquinas, projeto que está em análise no Poder Executivo. Colocou sobre o andamento dos trabalhos da secretaria de obras no decorrer da semana.
2 – Indicação do Ver. Roberto Carlos Martins da bancada do Progressista, o qual parabenizou a Escola Municipal Leonel de Moura Brizola pelas atividades realizadas alusivas a semana da família, em especial a noite que os alunos estavam com suas famílias na escola prestigiando as apresentações. Levou sugestão para análise do Sr. Prefeito referente a lei municipal que concede o vale alimentação aos servidores municipais, sugerindo alteração no artigo que estabelece sobre a ausência do servidor quando este se encontrar em laudo médico, e ultrapassar os três dias permito pela lei, pois não é justo o servidor perder o vale na totalidade. Ainda sugeriu ao Poder Executivo sua equipe Jurídica, na Avenida Borges do Canto seja feito o passeio publico padronizado em uma parceria com cada proprietário e terceirizar os serviços, onde parabenizou aos proprietários em outras quadras também que fizeram o passeio padronizado em PVS. Manifestou-se sobre distorções que houveram na semana anterior a projetos de lei que foram apresentados na sessão ordinária anterior e não houve a sessão extraordinária para votar estes, esclareceu que jamais a câmara será contraria aos projetos de interesse da comunidade ou de alguma classe, citou alguns exemplos. Expos a comunidade que a sessão extraordinária não é remunerada, e não houve a sessão na semana anterior, pela necessidade de buscar algumas informações faltantes para analise conclusiva das matérias.
Quanto a manifestação do colega Roberto o Ver. Presidente colocou que no decorrer da semana anterior a câmara foi convocada pelo Sr. Prefeito Municipal para realizar uma sessão extraordinária, para analise e votação de diversos projetos de lei, onde após haver a convocação pela casa, alguns vereadores se manifestaram que já haviam agendado compromisso importante. Após reunião junto ao gabinete do Sr. Prefeito, o mesmo solicitou o cancelamento da sessão podendo os projetos serem analisados e votados nesta sessão ordinária, assim obtendo melhor analise dos vereadores sobre as matérias constantes.
3 – Indicação do Ver. Josil Morais da bancada do MDB, o qual parabenizou ao grupo de cavalarianos e a Patronagem do CTG Seiva Pampeana os quais participaram da cavalgada em busca da chama crioula. Colocou que em dialogo com alguns Munícipes, estes parabenizaram a Sec. De Obras e sua equipe pelos trabalhos que vem sendo realizados em todas as estradas de nosso Município. Manifestou-se sobre alguns projetos que estão na casa de suma importância para a comunidade, e no decorrer dos próximos dias está em analise mais dois projetos a serem desenvolvidos em parceria com o Poder Legislativo, um referente a aquisição de uma área e outro a implantação do projeto “Meu Bebe Meu Tesouro, junto a equipe do PIM, onde o Poder Legislativo irá antecipar a devolução de valores específicos para os dois projetos.
Em Ordem Do Dia:
1 – Projeto de lei nº 072/22 o qual em discussão o Ver. Luiz Carlos solicitou adiamento da discussão, e o plenário aprovou por unanimidade om pedido.
2 – Projeto de lei nº. 075/22 o qual autoriza o pagamento de valores retroativos referente ao piso das agentes comunitárias de saúde e dá outras providências, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade.
3 – Projeto de lei nº 076/22 o qual altera a lei nº. 2.034/2015, e dá outras providências, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade.
4 – Projeto de lei nº. 077/22 o qual autoriza a efetuar contrato por tempo determinado para suprir necessidades administrativas, e dá outras providencias, em votação o projeto foi aprovado por unanimidade.
5 – Projeto de lei nº. 079/22 o qual autoriza a efetuar contrato administrativo com um médico veterinário 20 horas semanais, autoriza a abertura de credito adicional especial e dá outras providencias, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade.
Em Explicação Pessoal:
1 – O Ver. José Mauricio manifestou-se sobre as colocações do Presidente na questão da aquisição de uma área, onde sugeriu analise na aquisição da área no loteamento próximo ao clube Independiente, visto a estrutura base já estar pronta.
2 – O Ver. José Remi colocou sobre a rifa que está sendo feita em benefício da família do Sr. Everton Venzon que tiveram sua residência consumida pelo fogo.
3 – O Ver. Fermino somou-se as colocações do colega Roberto na questão da lei que concede o vale alimentação aos servidores.
4 – O Ver. Luiz Carlos também se manifestou referente a lei municipal concede o vale alimentação. Parabenizou a toda a equipe da secretaria de obras pelos trabalhos. Colocou que e necessário urgente ser realizada a reforma administrativa no quadro de cargos o Poder Executivo.
5 – O Ver. Presidente sugeriu ao Poder Executivo estudos na possibilidade de rever os valores das diárias pagas aos motoristas em viagem dentro do Estado do RS.
6 – Ainda outros vereadores se manifestaram relativo a assuntos pertinentes ao Município.