28 de abril de 2023 as 09:08 / Geral

RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA – 17/04/2023

Aos dezessete    dias do mês de abril de dois mil e vinte e três, às dez  horas da manhã, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal, para realizar a Sessão ordinária. Com a presença de todos os vereadores o senhor Presidente Ver.  Fermino Antônio Gomes, deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando aos presentes.

O Assessor Jurídico fez a leitura dos Projetos de lei nº. 025 e 026/23 os quais foram apresentados em plenário.

1 – Indicação do Ver. Josil Morais da bancada do MDB, o qual    se manifestou abordando a sua preocupação com a segurança nas escolas.  Se manifestou sobre o projeto de auxílio financeiro aos universitários, onde nos próximos dias o Poder Executivo deverá encaminhar à câmara.   Comentou sobre a Empresa Nunes Serralheria a qual está desempenhando um ótimo trabalho, com diversos colaboradores. Convidou aos colegas vereadores a participar de reunião no dia 18, às 10hs, no gabinete do Poder Executivo com Empresa de calçados da região de Novo Hamburgo, interessada em se instalar em nosso Município, na reunião irá apresentar a proposta, ainda sugeriu a cedência da quadra do bairro horizonte para instalação da referida empresa, se houver acordo entre as partes.

2 – Indicação do Ver.  José Remi Nascimento da bancada do PTB, o qual    manifestou-se sobre os trabalhos que foram realizados pela secretaria de obras na última semana, na cidade e interior do Município.  Comentou sobre a queda da produção agrícola no Município, em virtude da forte estiagem, onde o impacto financeiro ainda se dará para o próximo ano. Em nome da Bancada do PTB desejou sucesso a Secretária Municipal de Educação a Professora Elizandra dos Santos, as ações que já estão sendo adotadas com medidas de segurança nas escolas.

3 – Indicação do Ver. Roberto Carlos Martins da bancada do PP, o qual manifestou-se que nos próximos dias será dado andamento as pavimentações na cidade através de emendas parlamentares, visto a homologação nas licitações realizadas. Agradeceu ao Coordenador de Serviços Urbano pelo atendimento a sua solicitação em reparos de pavimentação   em trechos necessários na cidade. Comentou sobre os jogos que aconteceram no ginásio municipal da copa verão 2023, onde sugeriu ao Município dar maior incentivo ao esporte, dando início ao campeonato de futsal livre.  Sugeriu a Secretaria de Educação   encaminhar projeto ao Governo Federal, para pleitear recursos junto a Ação do Governo para segurança nas escolas, assim realizando o fechamento (nos terrenos) na totalidade de todas as escolas do Município.  Convidou a todos a participar do “1º Brechó Cão” na praça central, onde já agradeceu a todas as doações, e aos colaboradores na iniciativa, ação essa voltada aos animais abandonados.

1 – Projeto de lei nº. 020/23 o qual autoriza a prorrogar a vigência da lei nº. 2.601/2022 e dá outras providências, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade.

2 – Projeto de lei nº. 021/23 o qual autoriza a prorrogar contratos administrativos, e dá outras providências, em votação o projeto foi aprovado por unanimidade.

3 – Projeto de lei nº. 022/23 o qual autoriza a prorrogar contrato administrativo, e dá outras providências, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade.

1 –  O Ver. Presidente     colocou sobre  evento da UVB em Brasília, na próxima semana de 25 a 28 de abril, onde o Ver. Luiz Carlos,  José Vantuir, João Valdir e Roberto também manifestaram interesse, o plenário por unanimidade aprovou a viagem dos colegas.

2 –  O Ver. José Vantuir  na questão de mais segurança nas escolas sugeriu ao Poder Executivo estudar da viabilidade e o interesse de cada um, dos soldados aposentados  poder fazer  este trabalho.

3 – O Ver. Luiz Carlos somou-se as colocações do colega José Remi na questão da estiagem. Solicitou moção de agradecimentos a Sra. Marina e Adriana, pelo trabalho que realizaram frente a secretaria que representaram, e desejou sucesso na nova pasta que cada uma irá representar.  Referente  ao Programa  Habitacional, que vem lutando para ser implantado no Município.

4 – O Ver. Juberlan  comentou sobre o evento que participou em Brasília da CNM.   Abordou a situação financeira do Município no dia de hoje.  Comentou  sobre o andamento da elaboração do projeto de lei que trata do concurso público,  se está em fase final para estudos na câmara.