A+ A- Alto Contraste Libras
Faça sua busca pelo site
Notícias
13 de maio de 2021 as 10:50 / Geral

Resumo da Sessão Ordinária realizada em 10/05/2021

ATA Nº. 014/21

    Aos dez  dias do mês de maio   de dois mil e vinte e um, às dez horas, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal, para realizar a Sessão ordinária. Com a presença de todos os vereadores o senhor Presidente  Ver. Luiz Carlos Finatto, deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando aos presentes.

Espaço do Grande Expediente: 

1 – Indicação do ver. Juberlan Giongo  da bancada do PL, o qual solicitou moção de repudio ao Poder Executivo, pelo não atendimento a seus pedidos de informações, através dos ofícios nº. 014 e 015/21, protocolados junto ao gabinete, nos tramites legais. 

2 – indicação do Ver. Luiz Carlos Finatto da bancada do Progressista,  o qual  colocou sua preocupação  em relação  a Van  que fazia o transporte dos pacientes até o Município de Passo Fundo, onde sugeriu ao Poder Executivo estudos da possibilidade de permanecer com o veículo e fazer um transporte intermediário  de pacientes, ou uma van faz o transporte no tuno da manhã e a outra no turno da tarde, assim evitando que alguns pacientes tenham que permanecer o dia todo em Passo Fundo, ou da mesma van fazer duas viagens no mesmo dia. Ainda parabenizou  a todos os agricultores de nosso Município pela  excelente safra da soja deste ano, isso fruto de todo o investimento na recuperação de solo e investimento em maquinários, pois nosso Município sendo essencialmente Agrícola irá movimentar todo comercio local.    O Ver. José Vantuir também se colocou favorável que o Município permaneça com o Veículo Van e reestude o transporte dos pacientes até Passo Fundo. 

3 – Indicação do Ver. Roberto Carlos Martins da bancada Progressista, o qual parabenizou a todas as mães pela passagem do dia das mães no último domingo, como também parabenizou ao Vice Prefeito Sr. Jaime pela passagem de seu aniversário. Parabenizou ao Sr. Prefeito Municipal, seu Vice e ao Sec. Da Fazenda pelo empenho  em quitar os défices do ano anterior, os quais até ao findar deste mês de maio, devem ser todos quitados. Ainda visto o início das aulas presenciais, sugeriu a  Administração, estudos da  cobertura de área externa nos arredores da Escola Municipal Leonel de Moura Brizola, ou a construção de uma escada interna, para os alunos terem acesso  nos dias chuvosos. Ainda solicitou a Administração estudos da possibilidade da construção de um abrigo escolar extenso (com toldo projetado) em frente a Escola Municipal Leonel de Moura Brizola e a Escola  de Educação Infantil Jordana B. Muniz, para o embarque e desembarque dos alunos em dias chuvosos. Solicitou ao Poder Executivo seja feito estudos da possibilidade da extensão da ciclovia até ao centro da cidade, tanto pela Rua Cristiano Dastch ou pela Avenida Borges do Canto, assim melhorando  o acesso aqueles Munícipes que são adeptos as caminhadas diárias. O Ver. José Vantuir lhe questionou se as dívidas pagas foram empenhadas no exercício anterior, e se este ano o Município vem  realizando o pagamento  das compras que tem feito. O Ver. Roberto ressaltou que as dividas pagas são de restos a pagar empenhados, e deste exercício estão sendo pagas normalmente dentro das possibilidades financeiras. 

4 – Indicação do ver. Josil Morais da bancada do MDB, o qual  manifestou-se sobre emendas parlamentares , pois se encontra  aberto o cadastro para emendas aos Municípios, solicitou para os demais vereadores buscarem emendas para nosso Município. Parabenizou  a Administração Municipal pela conservação da ciclovia em ótimo estado, embelezando a entrada da cidade.  Agradeceu a Administração  pelo empenho na busca de vagas de trabalho  em empresas da região para nossos Munícipes.  

Em Ordem Do Dia:

1 – Projeto de lei nº.035/21 o qual em sua discussão o Ver. Roberto solicitou adiamento de discussão, onde o plenário aprovou por unanimidade. 

Em Explicação Pessoal:

1 – O Ver. Roberto  manifestou-se sobre o Código Tributário Municipal, especificamente  no reajuste  de tarifas, citou o IPTU e dentro dele a taxa de coleta de lixo, sugeriu estudos, pois alguns setores econômicos devem ser alterados os valores. Ainda colocou que irá buscar o valor real  arrecadado  no Município coma taxa de coleta de lixo, como também o valor  gasto do Município com este serviço.  

2 – O Ver. José Mauricio também se manifestou em relação a seus pedidos de informações ao Poder Executivo os quais não estão sendo atendidos. 

3 – O Ver. Juberlan  colocou que diariamente vem a Câmara de Vereadores, mas lhe chamou a atenção na semana anterior  a infiltração de agua (dias chuvosos goteiras) no prédio, o qual foi  reformado  a pouco tempo, solicitou os valores gastos na reforma por estar apresentando estes problemas. Ainda solicitou para convocar a vigilância sanitária  a se fazerem presente em reunião das comissões, para exporem o trabalho que está sendo feito e  a forma que são realizadas as análises de agua dos poços artesianos do Município. 

Foi amplamente discutido  sobre a reforma e revitalização do prédio da câmara municipal. Presidente ressaltou que irá  chamar um pedreiro para  analisar os problemas existentes no prédio. 

Ainda colocado em votação o oficio sugerindo ao Município para que permaneça com o Veículo Van de sua propriedade, e faça a manutenção do mesmo, não sendo colocado em possível leilão do Município, o qual o plenário por unanimidade foi favorável. 



Notícias Semelhantes
Ibirapuitã
Rua Jorge Simão Dipp, 213 - CEP: 99320-000
Telefone: (54) 99101-4393 / (54) 99154-9615
E-mail: ibirapuitacm@gmail.com
Expediente:
7h30min às 11h30min e 13h às 17h