15 de setembro de 2021 as 11:03 / Geral

Sessão Ordinária – 13/09/2021

Aos  treze  dias do mês de setembro     de dois mil e vinte e um, às dez horas, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal, para realizar a Sessão ordinária. Com a presença de todos os vereadores,     o Sr.  Presidente deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando aos presentes.

Em inicial o Assessor Jurídico fez  a leitura das correspondência da semana. Após a leitura do projeto de lei nº. 058/21 o qual foi apresentado em plenário.

1 – Indicação do Ver.  Juberlan Giongo da bancada do PL,  o qual   solicitou o envio de moção ao grupo de cavalarianos do CTG Seiva Pampeana, por trazer a centelha da chama crioula a nosso Município, os quais passaram por vários Municípios. Ainda manifestou-se sobre a coleta seletiva do lixo eletrônico que acontecerá no dia 24 de setembro, organizada pela  Escola Estadual Saldanha Marinho e a Prefeitura Municipal, a coleta será em frente a escola Saldanha Marinho, como também em pontos estratégicos nos bairros da cidade. Solicitou ao Poder Executivo junto ao setor competente, instituir no Município a semana do meio ambiente. Manifestou-se brevemente sobre a PEC nº. 188/2019 que tramita no Senado Federal. O colega José Vantuir solicitou a parte do colega, fazendo agradecimentos ao Sr. Prefeito Municipal e ao  CTG de Barros Cassal pelo acolhimento  ao grupo de cavaleiros do CTG Seiva Pampeana.

2 – Indicação do Ver. Roberto Carlos Martins  da bancada do Progressista, o qual    convidou a toda comunidade em geral a participar das festividades do CTG Seiva Pampeana e na comunidade do Passo da Laje.  Também se manifestou sobre a PEC nº. 188/2019, contrariado com a assinatura dos Senadores.

3 – Indicação do Ver. Josil Morais da bancada do MDB, o qual   somou-se as colocações dos colegas sobre a PEC nº. 188/2019. Ainda manifestou-se sobre a parte financeira do Poder Executivo.

1 –  Projeto de Lei  nº. 058/21 o qual  autoriza      a  realizar repasse financeiro a ASSEUI de Ibirapuitã/RS, e dá outras providencias, em votação o projeto foi aprovado por unanimidade.

Explicação Pessoal:

1 – O Ver. Juberlan fez agradecimentos a gerente do Banco Banrisul pelo convite a câmara de vereadores a participar do café farroupilha no dia 16/09/21 no CTG Seiva Pampeana.

2 – O Ver. Presidente manifestou-se sobre  auto custo da sobrevivência, o alto valor do dólar. Ver. Juberlan colocou que o Governo deveria estudar meios da valorização do real que está muito defasado.

3 – O Ver. Josil voltou a frisar as contas positivas do Executivo Municipal, ressaltou estudos para melhor valorizar o quadro funcional da Prefeitura Municipal.