RESUMO DA SESSÃO ORDINÁRIA – 18/09/2023
ATA Nº. 027/23
Aos dezoito dias do mês de setembro de dois mil e vinte e três, às dez horas da manhã, reuniram-se os senhores vereadores, no plenário da Câmara Municipal, para realizar a Sessão ordinária. Com a presença de todos os vereadores, o Ver. Presidente Fermino Antônio Gomes deu início aos trabalhos em nome de Deus, saudando aos presentes.
Espaço do Pequeno Expediente:
Em inicial, o assessor jurídico fez a leitura das correspondências da semana no plenário.
Espaço do Grande Expediente:
1 – Indicação do Ver. Josil Morais da bancada do MDB, o qual solicitou a remessa de moção de pêsames aos familiares da Sra. Marezi Barcellos, pelo seu falecimento. Ainda parabenizou ao patrão do CTG Seiva Pampeana (gestão anteriores também) que mesmo durante o período da pandemia fizeram uma ótima administração, houve uma reforma na estrutura do CTG, onde ficou excelente para receber seus tradicionalistas.
2 – Indicação do Ver. José Remi Nascimento da bancada do PTB, o qual colocou sobre o andamento dos trabalhos da secretaria de obras nas estradas do interior na semana anterior. Comentou sobre os equipamentos agrícolas que o Município recebeu através de emenda parlamentar do Dep. Cherini.
Em Ordem Do Dia:
1 – Projeto de lei Complementar nº. 011/23 o qual cria o cargo em comissão no quadro de cargos em comissão e funções gratificadas da lei nº. 972/2003, e dá outras providências, em discussão a Mesa Diretora apresentou emenda, em votação a emenda com o projeto foi aprovado pela unanimidade.
2 – Projeto de lei nº. 052/23 o qual dispõe sobre a estrutura organizacional do regime próprio de previdência social, e dá outras providências, em discussão os Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos apresentaram emenda, em votação o projeto com a emenda foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.
3 – Proposta de emenda à Lei Orgânica Municipal, a qual altera a redação do art. 79 da lei orgânica municipal, e dá outras providencias, em votação nos termos regimentais, em primeiro turno de votação a proposta foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.
4 – Projeto de lei complementar nº. 010/23 o qual altera a lei nº. 970/03 que dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos do município, e dá outras providências, em votação o projeto foi aprovado pela unanimidade.
5 – Projeto de lei complementar nº. 09/23 o qual dispõe sobre o plano de custeio do regime próprio de previdência social do Município de Ibirapuitã/RS, e dá outras providências, em discussão foi apresentada emenda pelos Vrs. Josil, Juberlan, Luíz Carlos e José Remi, em votação o projeto com a emenda foi aprovado pela unanimidade dos vereadores.
6 – Projeto de lei complementar nº. 08/23 o qual dispõe sobre o plano de benefícios do regime próprio de previdência social dos servidores efetivos do município de Ibirapuitã/RS, e dá outras providências, em discussão foram apresentadas 12 emendas sendo: Emenda nº. 01 dos Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos aprovada por unanimidade; Emenda nº. 02 dos Vers. Josil, Juberlan, Luiz Carlos em votação foi aprovada pela unanimidade; Emenda nº 03 dos Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos aprovada pela maioria dos vereadores; Emenda nº. 04 dos Vers. Josil, Juberlan e Luíz Carlos aprovada pela maioria dos vereadores; Emenda nº. 05 dos Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos foi aprovada pela maioria dos vereadores; Emenda nº. 06 dos Vers Josil, Juberlan e Luiz Carlos aprovada pela unanimidade; Emenda nº. 07 dos Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos, aprovada pela unanimidade; Emenda 08 dos Vers. Josil, Juberlan, Luiz Carlos e José Remi, aprovada pela maioria dos vereadores. Emenda nº. 09 dos Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos aprovada pela unanimidade. Emenda nº. 10 dos Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos emenda aprovada pela unanimidade. Emenda nº. 11 dos Vers. Josil, Juberlan e Luiz Carlos aprovada pela unanimidade. Emenda nº. 12 dos Vers. Josil, Juberlan, Luiz Carlos, aprovada pela unanimidade. Em votação o projeto com as emendas foi aprovado pela maioria dos vereadores.
Em Explicação pessoal:
1 – O Ver. Luiz Carlos parabenizou ao Sr. Presidente pela condução dos trabalhos na sessão de hoje, onde foram aprovados projetos importantíssimos, e mesmo faltando informações que haviam sido solicitadas, a câmara conseguiu analisar e votar os projetos alguns com emendas, mas para melhor adequação.
2 – O Ver. Josil solicitou moção de apoio à superintendência da SUSEPE/RS, para que de prioridade ao chamamento de todos os aprovados na primeira fase do concurso vigente da SUSEPE/RS, para que sejam convocados para a realização das próximas etapas do processo.